sábado, 30 de agosto de 2014

É possível planejar a vida estrategicamente, como fazem empresas e outras organizações?

Créditos da imagem: suphakit73
A resposta à pergunta do título deste post é sim, é possível planejar a vida estrategicamente, como muitas empresas fazem. Procuramos, aqui, ilustrar como isso pode ser possível.

Conceitos organizacionais como missão, visão, objetivosmetas e planos estratégicos podem, sim, ser trazidos para a realidade prática das pessoas, conforme representado no quadro a seguir, que transpõe esses conceitos da esfera organizacional à pessoal:

terça-feira, 26 de agosto de 2014

É possível administrar o stress com treinamento respiratório?

Site de origem aqui
Neste espaço, já publicamos um post sobre administração do stress. Vamos detalhar um dos itens daquele artigo, que é a respiração.

O stress tem várias definições. Uma delas é: "stress é a energia necessária para vencer um obstáculo". Se essa energia necessária é excessiva para nós, aí temos o excesso de stress, esse, sim, prejudicial. Essa energia pode ser chamada de disposição, pique, força interior ou qualquer nome que queiramos atribuir à nossa energia pessoal. Freud diria que se trata de libido. Reich diria que é orgônio (o nome que ele deu à energia biológica). Na medicina chinesa, a energia vital é chamada de ki ou chi.

Seguindo essa definição, podemos concluir que, se estivermos com um alto nível de energia, podemos vencer um obstáculo maior. O que nos leva à questão: como aumentar nosso nível de energia para evitar o excesso de stress? Uma das formas é através da respiração. Aliás, na filosofia hindu, o exercício respiratório é chamado de  pranaayama, isto é, expansão da energia vital.

Nas ciências e artes antigas há dezenas de técnicas respiratórias. Neste post vamos ensinar apenas uma delas, a respiração diafragmática, que é o alicerce para boa parte dos demais exercícios respiratórios.

O diafragma é um músculo em forma de sino que fica na cintura. Na verdade, trata-se do maior músculo do corpo humano.

Nesta figura, vemos o diafragma, em vermelho, na cavidade abdominal.

É um músculo muito diferente do usual, pois ele contém órgãos em seu interior (!!) tais como fígado, rins e outros. Por causa disso, há um benefício adicional na respiração diafragmática, que é o massageamento desses órgãos.

A respiração diafragmática é bem diferente da nossa respiração usual. No entanto, os animais a utilizam, instintivamente, assim como os bebês. Depois, o bebê cresce e lhe é ensinado a respirar utilizando apenas as clavículas e, parcialmente, as costelas, o que reduz enormemente a capacidade respiratória.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Por que podemos gostar de reality shows?

Inicialmente, qualifiquemos: o que é mesmo um reality show?

Trata-se de um programa de TV com a exposição, aos telespectadores, de situações ditas “reais”, ou seja, efetivamente vivenciadas por participantes. Em tese, sem ficção.

Reality shows têm várias possibilidades de formatos, abrangendo elementos como:
  1. Enfrentamento de um ou mais desafios.
  1. Premiação financeira e/ou por meio de outros ganhos associados aos desafios acima citados.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Como tornar nosso quarto um ambiente saudável e acolhedor?

Crédito da imagem: graur codrin
Sim, um quarto pode fazer diferença na vida de um ser humano, sem dúvida. Tem a ver com saúde e bem estar pessoal.

Dentro do lugar muito especial que já é a nossa residência, o quarto é um lugar especialíssimo: é o locus onde nos entregamos ao repouso, ao relaxamento ou à diversão, de diferentes formas e, frequentemente, após jornadas de trabalho exaustivas, por vezes, massacrantes. O quarto é o ponto de parada onde repomos energias físicas, mentais e emocionais; em grande medida, por meio do sono, fundamental aos seres humanos. Assim sendo, consideramos que quartos devem ser, basicamente, saudáveis e acolhedores.

Créditos da imagem: David Castillo Dominici
Entretanto, antes de responder à pergunta “como tornar nosso quarto um ambiente saudável e acolhedor?”, perguntamos ao(à) leitor(a): você acredita que ora dispõe de um quarto saudável e acolhedor? Esse diagnóstico prévio é interessante para que, a partir dele, se conclua ser necessário fazer alguma (ou muita!) coisa a mais para melhorar o quarto e, dessa forma, a saúde e o bem estar pessoal.

Para ajudar com a resposta à segunda pergunta do parágrafo anterior, sugerimos-lhe o preenchimento da tabela abaixo, com notas de 0 a 10, considerando 10 quesitos, abrangendo cinco relativos ao atributo “saúde” e cinco ao atributo “acolhimento”:

domingo, 17 de agosto de 2014

O cinema e a TV mostram que nos tornamos mais cínicos?

Antes de começar este papo com você, internauta, convido-o(a) a assistir este vídeo de pouco mais de um minuto. É um trecho da antiga série de TV Batman:


Muito engraçado, não? Na verdade, o diretor daquela antológica série de TV optou pelo pastelão, pelo humor. Numa linguagem atual, podemos dizer que aquela série era uma gozação.

Que diferença do Batman atual, dos cinemas! Em poucas décadas, Batman mudou disto:

Site de origem desta imagem
Para isto:


A pergunta é: dá pra comer pipoca assistindo ao Batman no cinema?

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Alemanha 7, Brasil 1: que lições podem ser tiradas desse jogo e o que não pode faltar na próxima Copa?


É Copa do Mundo no Brasil, em 8 de julho de 2014. A cidade é Belo Horizonte e o estádio, o Mineirão, lindamente reformado para as Copas das Confederações (2013) do Mundo (2014), e em cujo teto foi construída uma pequena usina de geração de energia fotovoltaica. Linda cena, lindo público, um mar verde-amarelo e muita expectativa.

Milhares de torcedores, fazendo festa, agitados, tensos ou apenas quietos, aguardam o jogo entre duas das maiores forças do futebol: as seleções brasileira, pentacampeã mundial, e alemã, tricampeã. Diante de telas de TVs, bilhões de expectadores também aguardam um grande jogo. Afinal, trata-se de nada menos que Brasil e Alemanha.

O jogo começa e, com ele, o evento que deixou milhões de brasileiros atordoados. Como é que isso pôde acontecer? Gol da Alemanha, gol da Alemanha, gol da Alemanha, gol da Alemanha, gol da Alemanha, gol da Alemanha e gol da Alemanha. Sete vezes! Um golzinho apenas, no final, de honra, para o Brasil, eliminado, fora da Copa, de forma inacreditável!

O que houve ali, no Mineirão, diante de bilhões? O que foi mesmo esse Mineirazzo?

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Como melhorar a segurança da sua internet?

A internet é essa realidade com a qual sequer sonhávamos há 30 anos atrás. Quem de nós poderia dizer, em 1984, enquanto ouvíamos uma canção dos BeeGees, que quase não existiriam mais discos de vinil, que todas as casas teriam não um, mas VÁRIOS computadores, e que TV, rádio, telefone, tocador de música, jornais e revistas convergiriam para uma mesma mídia, a internet??


Pois aí está ela, desafiando paradigmas, rompendo barreiras e conectando seres humanos por todo o mundo. Terabytes e terabytes de música, informação, vídeo, textos, planilhas e arquivos de todos os tipos.
Imagem: Stuart Miles

Quando dizemos que a internet é a rede mundial de computadores, na verdade deveríamos dizer que a internet é a rede mundial de pessoas usando computadores. E, em se falando da espécie humana, podemos encontrar coisas boas e coisas não tão boas. A internet é terreno fértil para espiões e malandros de todo tipo. Este artigo contém algumas dicas simples e básicas para melhorarmos nossa segurança na internet, para podermos desfrutar dela com o mínimo de stress. Dirigir um automóvel envolve um risco. Mas nem por isso deixamos de fazê-lo. O mesmo se aplica à internet. Neste primeiro artigo sobre o tema, trataremos dos e-mails. Sem mais delongas, aqui vão algumas dicas:

domingo, 10 de agosto de 2014

Como administrar o stress e ter mais produtividade?

Imagem: Ambro
Administrar emoções sob pressão tem uma conexão direta com desempenho (performance). Esta afirmativa é feita no artigo How Successful People Stay Calm, produzido pelo Dr. Travis Bradberry, co-autor do livro Emotional Intelligence 2.0 e co-fundador da TalentSmart, uma empresa especializada em inteligência emocional e que tem prestado serviços a mais de 75% das grandes empresas listadas na revista Fortune.

No artigo, o autor enfatiza pesquisas desenvolvidas pela University of California, Berkeley, as quais demonstram que é interessante experimentar um nível moderado de stress; porém, desde que sob controle. Conduzidos pela pesquisadora Elizabeth Kirby, tais estudos constatam que algum nível de stress favorece o crescimento de novas células no cérebro, melhorando a memória; entretanto, tal estado deve ocorrer de maneira intermitente, por que se ocorrer continuamente, o benefício em questão será eliminado.

Apresentamos abaixo o gráfico exibido pelo Dr. Bradberry em seu artigo, o qual correlaciona o stress, representado no eixo horizontal (expresso em alguma medida que reflita sua severidade e duração) e a performance, representada no eixo vertical (expressa em alguma medida de desempenho):


Note-se que o gráfico acima exprime, ao centro, para o nível de stress e duração intermitente adequado, o ponto de máximo de desempenho, ou seja, de “performance ótima”. Fora desse nível citado, registra-se queda de desempenho. 

Certo, mas como lidar com o stress quando ele parece excessivo e fora da região ideal do gráfico anterior, à direita da região de máxima performance? Vale lembrar que nós, seres humanos, com o passar do tempo, evoluimos fisicamente. A grande maioria de nós não vive em selvas, como animais. Nossos cérebros, agora mais complexos, mesmo tendo desafios intelectuais gigantescos para enfrentar, não mais necessitam responder ao meio ambiente como em eras passadas, quando, mais “animalizados”, precisávamos sobreviver em meios físicos muito hostis.

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Do que o eleitor deve se lembrar em eleições gerais?

Site de origem da imagem
Eleições são, nos países democráticos, uma das maiores oportunidades – se não for a maior – de participação dos cidadãos sobre o seu futuro coletivo. Mesmo as pessoas que dizem “eu não gosto de política”, ao votarem, exercem um direito político e contribuem para que outras pessoas sejam eleitas, recebendo mandatos que lhes darão poder para criar, modificar ou extinguir leis, tomar decisões de diversas naturezas, julgar e influenciar milhares ou milhões de destinos. Votar é, portanto, algo extremamente sério.

O que observar antes de votar em eleições gerais, as quais ocorrem no Brasil a cada quatro anos, criando uma inestimável oportunidade de renovação de quadros políticos nas esferas federal, estadual e municipal e, concomitantemente, de validação de bons gestores públicos e políticos, por meio de sua reeleição? 

Lembremo-nos de que as eleições gerais diferem das eleições meramente municipais e apenas para prefeitos, que também ocorrem a quatro anos no País, dois anos após as eleições gerais.

A seguir, apresentamos algumas dicas que não esgotam o assunto e prevenimos a quem nos lê que algumas constituem-se em meros tópicos para reflexão, enquanto que outras demandarão certo tempo e algum trabalho do eleitor:

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Que tal cortar as despesas contínuas de sua vida?

Imagem: Ambro
Este que vos fala já chegou a pensar em criar uma empresa de produtos consumíveis. Sabe o que é um produto consumível? É aquele que o cliente compra, compra, compra, compra, anos a fio. Sabonete, por exemplo. Não tem jeito, nós todos estamos "condenados" a gastar barras e barras de sabonete até o fim da vida. Para o fabricante e o comerciante é maravilhoso! Mas, claro, a concorrência nessa área é feroz.

O principal gasto que todos temos em produtos consumíveis é na alimentação. Mas há que incluir nessa categoria a água e a energia elétrica. Além de outros produtos, como sabonetes, creme dental etc.

Este artigo aborda um outro tipo de produto consumível: aquele que pode ser substituído por um produto durável, que elimina a necessidade de compras contínuas. Que tal? Interessante, não? Mas, por incrível que pareça, milhões de pessoas não fazem essa substituição, e não se dão conta de que estão gastando dinheiro que poderia estar sendo economizado. Peço licença para dizer que você, leitor(a), pode ser uma dessas pessoas... Então, confira abaixo.

Um aparelho de depilação custa menos de R$ 200,00. Uma seção de depilação de pernas custa de R$ 10,00 a R$ 40,00, dependendo da região do Brasil, e também da cidade e do bairro. Uma amiga deste escriba comentou, espantada:

― Quando comentei com minhas colegas que ia comprar um depilador por R$ 200,00, elas disseram:
"Mas por que comprar um aparelho tão caro se, aqui no bairro, a depilação custa R$ 30,00?"

Essa moça até tentou explicar às amigas que, depois de depilar as pernas no salão, a natureza segue seu curso e os pelos crescem de novo, de novo e de novo, até o fim dos tempos. Mas as moças não conseguiam alcançar o raciocínio. Para elas, R$ 30,00 é menos que R$ 200,00, e ponto final. Isso é resultado da ausência de uma educação financeira, seja nas escolas, seja na educação familiar.

domingo, 3 de agosto de 2014

Como cuidar bem de nosso cérebro?

Imagem: Victor Habbick
Procurando pela internet, encontramos mil e uma dicas de como cuidar bem de nosso corpo, desde alimentação até exercício físico. Mas, e quanto ao cérebro, especificamente? O cérebro, ou centro de comando do nosso corpo físico, necessita de ajuda para que permaneça saudável e pronto para nos ajudar a viver melhor.

Abaixo, seguem algumas dicas para que isso se torne possível, lembrando que elas estão interligadas entre si:

Movimente o corpo 


Práticas físicas beneficiam todo o organismo e, como não poderia deixar de ser, também o cérebro, que não é uma peça isolada do resto do corpo humano e que possa ser tratada como se nada mais existisse. 

Vale lembrar também que o corpo, constituído por grande quantidade de líquido, não foi criado para ficar fisicamente inativo e mantê-lo nessa condição corresponde a tratá-lo como “um pote com água parada”, algo que parece um tanto suspeito, sob o prisma de “ser saudável”, certo?

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

É possível usar software livre no seu negócio?

Ao iniciar um novo negócio, um investimento inevitável é em software. E pode ser um investimento muito alto, para além da capacidade financeira de boa parte das pequenas empresas.

Ao se defrontar com os altos custos, o empresário iniciante pode cair na tentação de utilizar softwares piratas. Ok, pode parecer uma jogada esperta, economizar muito dinheiro utilizando programas conseguidos de maneira ilegal. Mas há alguns poréns:

1) programas piratas podem ser denunciados anonimamente (por um funcionário descontente, um cliente revoltado ou até pela moça da limpeza) e resultam em multas pesadíssimas aplicadas pela Receita Federal.

2) programas piratas, em alguns casos, não funcionam, pois a empresa proprietária constrói certos softwares para só funcionar quando o computador está conectado à internet e o número de série é confrontado com os registros da empresa e até com o IP (endereço) do computador.

3) pirataria é crime e não é de bom alvitre começar um negócio cometendo um crime.

Mas a verdade é que usar programas comprados legalmente pode simplesmente inviabilizar certos negócios. Então, que fazer? A melhor solução pode ser optar pelo software livre que é, na maioria dos casos, grátis, ou então tem preços muito mais viáveis.


Se é de graça, não presta?

Num mundo em que vigora a famosa frase não existe almoço grátis, quem não conhece software livre acha que isso é coisa de hippies, que não funciona, que é ruim. E isso não procede. Os softwares livres podem ser tão bons quanto os softwares proprietários. Ou até melhores, em alguns casos.