terça-feira, 11 de agosto de 2015

Eram os deuses astronautas?

Giorgio Tsoukalos
Os puristas e alguns acadêmicos não gostam de coisas ditas populares. Eles preferem as salas sisudas e fechadas do academicismo. Mas, aqui no mundo real, só têm sucesso as ideias que chegam, no mínimo, a um certo contingente de pessoas. A Teoria da Relatividade, o mais importante trabalho de Albert Einstein, não foi inicialmente reconhecida no meio acadêmico. Ao contrário, doutos cientistas a combatiam ferozmente. Mas ela se impôs graças à sua popularização. Einstein recebeu um prêmio Nobel pelo conjunto de sua obra e pela sua descoberta do efeito fotoelétrico, mas a Relatividade sequer foi mencionada.

Esse preâmbulo foi para facilitar os argumentos a favor do pesquisador Giorgio Tsoukalos, discípulo de Erik Von Däniken. Para quem não sabe, Von Däniken escreveu o livro Chariots of de Gods? (Carruagens dos Deuses?) que, no Brasil, recebeu o nome de Eram os Deuses Astronautas?


domingo, 3 de maio de 2015

Qual é o papel do Estado e qual é o papel do cidadão?

Por um lado, temos aqueles que acham que ao Estado cabe prover TUDO, e ao cidadão cabe apenas esperar sentado que o Estado tenha capacidade para prover tudo. Explico: há uma "teoria" de que nós deveríamos todos jogar lixo na rua, despreocupadamente, pois cabe ao Estado manter a limpeza. Não deveríamos, por esse ponto de vista, separar o lixo para reciclagem, pois o Estado é que tem que resolver o grave problema dos lixões. Deveríamos abolir os métodos contraceptivos e termos muitos filhos, e o Estado que se vire para dar casa, comida e roupa lavada a todo mundo.

Por outro lado, temos aqueles que são a favor de que o Estado não dê NADA. O presidente da Nestlé, por exemplo, deu uma declaração dizendo que o acesso à água não deveria ser um direito humano, e que a água do planeta deveria ser toda privatizada. Por esse ponto de vista, é como se não houvesse Estado. O cidadão que se vire para ter acesso à saúde, Educação, segurança, transporte etc. Nos EUA há uma forte resistência contra a proposta do Presidente Obama de que o Estado dê tratamento de saúde gratuito para os mais pobres. O argumento é de que acesso a tratamento de saúde é para quem tem dinheiro. Quem não tem, que se vire com chazinhos.

site de origem
Para formarmos uma opinião sobre essa questão, precisamos nos lembrar de alguns dados básicos:

1) O ser humano é uma espécie gregária. Nossos ancestrais já andavam em bandos há milhares de anos atrás. Por isso, não é viável que nós vivamos isolados como ilhas, cada um lutando para sobreviver sem a ajuda do outro. Não é assim que espécies gregárias se comportam.

domingo, 22 de março de 2015

Como olhar os povos do Oriente sem estereótipos?

site de origem

No site significados.com.br, a palavra estereótipo é definida assim:

Estereótipo são generalizações que as pessoas fazem sobre comportamentos ou características de outros. Estereótipo significa impressão sólida, e pode ser sobre a aparência, roupas, comportamento, cultura etc.
Estereótipo são pressupostos sobre determinadas pessoas, muitas vezes eles acontecem sem ter conhecimento sobre grupos sociais ou características de indivíduos, como a aparência, condições financeiras, comportamento, sexualidade etc.
O conceito de estereótipo foi criado em 1922, pelo escrito estadunidense Walter Lippmann. É bastante confundido com preconceito, uma vez que estereótipos acabam se convertendo em rótulos, muitas vezes, pejorativos e causando impacto negativo nos outros. Também porque é uma noção preconcebida e muitas vezes automática, que é incutida no subconsciente pela sociedade.

segunda-feira, 2 de março de 2015

Geradores eólicos geram impacto ambiental?


Para formarmos nossas opiniões e conceitos, é importante que tenhamos fontes diversificadas de informação. Nos dias atuais, essas fontes podem ser bem diversificadas, incluindo o gigantesco manancial de dados que é a internet.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Qual é a melhor maneira de cuidar de sua saúde?

créditos: Vichaya Kiatying-Angsulee
Qual é o melhor tratamento para pressão alta? E para obstrução de artérias? E para problemas de estômago?

Todos nós conhecemos pessoas que têm essas e outras doenças. Principalmente após os 50 anos de idade. É típico: diabetes, obstrução coronariana, pressão alta, gota, cirrose hepática e outros males acometem grande parte da população nessa faixa etária.

Hoje se sabe que muitas dessas doenças são o resultado de nossos hábitos de vida, mormente alimentação.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Como é o ecossistema das composteiras domésticas?

Reproduzo aqui um texto que postei no Comunidade Composta São Paulo, no Facebook:

Minha composteira-padrão foi recebida durante a oficina com o pessoal do Morada da Floresta, oferecida pela Prefeitura de São Paulo. Eu jamais poderia imaginar que ali, naqueles três andares, tanta coisa iria acontecer.
site de origem
Ao usar folhas secas para a cobertura, acabei introduzindo um daqueles crustáceos de jardim (acho que um Porcellio scaber). Eles são descendentes dos trilobites, animais que dominaram o planeta há cerca de 400 milhões de anos. Esses bichinhos se alimentam de restos que encontram pelo caminho. Interessante, não? Um animal de linhagem tão antiga, de origem marinha, se encontra com as minhocas californianas que, como toda minhoca, também têm origem no mar. Bons tempos aqueles, 400 milhões de anos atrás.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Os tablets caminham para a extinção?

Créditos: Ambro
No final do ano passado este blogueiro se aventurou pelo formigueiro humano que é a região da rua Santa Efigênia, conhecido centro de comércio eletrônico da cidade de São Paulo. Eu estava interessado em adquirir um tablet, mas também em pesquisar preços de notebooks e netbooks.

Constatei que houve uma reviravolta na preferência dos consumidores, de uns anos para cá:

1) Os netbooks praticamente desapareceram. A função do netbook, de ser ultraportátil e se conectar facilmente à internet, foi totalmente encampada pelos tablets e smartphones, de um lado, e pelos notebooks, de outro.

2) Os tablets, por sua vez, perderam espaço para os smartphones, por estes caberem na palma da mão dos usuários e o tablet, não.

3) Já os notebooks estão tentando se reinventar, para fazer frente à concorrência feroz dos smartphones, que ganham disparado a preferência da ampla massa de consumidores.

sábado, 3 de janeiro de 2015

Afinal, a escola deve dar educação ou apenas conhecimento?

site de origem
"Esta Escola transmite conhecimentos. As crianças devem vir educadas de casa."

Estes dizeres foram colocados num cartaz na fachada de uma escola brasileira. O fato gerou uma saudável polêmica e um necessário debate. Afinal, qual é o papel dos professores? E dos pais? O Ministério da Educação deveria mudar seu nome para Ministério do Ensino?

Uma amiga nissei me relatou que, no Japão, há algumas décadas, era costume as crianças fazerem a limpeza da sala de aula uma vez por mês. Era considerado educativo que, regularmente, as crianças fossem à escola com vassouras e baldes em punho, para reforçar a ideia de que aquela sala era delas. Por isso, se uma criança desavisada começasse a rabiscar a carteira, seria alertada pelo coleguinha do lado para não fazer aquilo, pois seria difícil de limpar. Está claro que este procedimento  tem, por trás, a visão da Educação escolar, para além da simples transmissão de conhecimentos.