quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Qual é a melhor maneira de cuidar de sua saúde?

créditos: Vichaya Kiatying-Angsulee
Qual é o melhor tratamento para pressão alta? E para obstrução de artérias? E para problemas de estômago?

Todos nós conhecemos pessoas que têm essas e outras doenças. Principalmente após os 50 anos de idade. É típico: diabetes, obstrução coronariana, pressão alta, gota, cirrose hepática e outros males acometem grande parte da população nessa faixa etária.

Hoje se sabe que muitas dessas doenças são o resultado de nossos hábitos de vida, mormente alimentação.

créditos: KEKO64
- Se você come muito, você engorda e aumenta seu risco de se tornar diabético, além de outras
doenças.

- Se você é sedentário e pega o carro até para ir à padaria comprar seus 12 pãezinhos diários, você engordará ainda mais, além de reduzir drasticamente a eliminação de toxinas de seu organismo.

- Se você fuma, está abrindo seu organismo para várias doenças, entre as quais o câncer.

- Se você come frequentemente embutidos como salsicha, linguiça etc, você está se intoxicando gravemente e está sujeito a várias doenças graves.

- Se você come frequentemente carnes gordurosas, bacon, torresmo e outros "quitutes" parecidos, é grande a probabilidade de você ter entupimento de artérias importantes e, como resultado, encurtar muito sua vida.

Por outro lado, hábitos saudáveis são... saudáveis! Ou seja, fazem bem à saúde.

A verdade é que, em se tratando de sua saúde, O QUE VOCÊ FAZ, conta!

Talvez você, leitor, já esteja com um certo tipo de resposta engatilhado:

site de origem
 Ah, mas meu tio-avô fumava, bebia pinga e comia torresmo, e morreu com 82 anos!

Esse argumento não vale por dois motivos:

1) Toma-se, como exemplo, a exceção. A maioria ABSOLUTA das pessoas que bebem muito e fumam – comendo torresmo ou não – morrem cedo de complicações de saúde decorrentes destes hábitos.

2) Quem disse que 82 anos é idade avançada? Em regiões que tinham alimentação saudável – algumas áreas do Cáucaso, por exemplo  as pessoas passavam dos 100 anos comumente, mantendo a saúde, a lucidez e a alegria de viver. Agora, com a chegada de alimentos industrializados às áreas mais remotas, a longevidade característica desses rincões ficou no passado.

Lá vem outro "argumento" dos que se recusam a mudar de hábitos:

 Eu quero viver bem, comendo e bebendo de tudo, mesmo que eu morra aos 60 anos. Mais vale uma vida curta e alegre do que uma vida longa e tediosa.

site de origem
Sim, há os que acreditam piamente que vida boa consiste em ingerir bebidas alcoólicas, fumar, comer quantidades insanas de carnes. O ator francês Gérard Depardieu declarou que bebe quando se sente entediado e que chega a beber até 14 garrafas de bebida alcoólica por dia, incluindo, vinhos, champanhes e licores. Pode ser que vida dele não seja boa, seja cheia de tédio. Talvez pela falta de um objetivo, uma meta.

Cuidado! Se a suas alegrias na vida são essas, você talvez seja o que alguns filósofos chamam de "enche-mundo". Os "enche-mundo" são aquelas pessoas que passam pela vida sem NUNCA terem se perguntado o que estão fazendo aqui. Como não têm nenhum objetivo, nenhum plano, nada que faça o sangue deles se aquecer, o coração bater mais forte, os olhos brilharem, então entregam-se a um sub-hedonismo, uma vida que consiste em trabalhar num emprego qualquer, assistir TV, beber cerveja.

site de origem
Conta-se que Bill Gates, Steve Jobs e outros, no início de suas carreiras, ficavam tão absortos em seu trabalho de montar computadores e criar linhas de código  Jobs fazia isso na garagem da sua mãe  que se esqueciam de comer. Depois de um ou dois dias, começavam a sentir tonturas. Então se lembravam de que era preciso exercer essa atividade chata, boba e chã, que é ingerir alimentos para que o corpo tenha energia. Aliás, Jobs na época era frugivorista, isto é, só comia frutas. E sua fruta preferida era... maçã!

Jobs partiu cedo demais. Isso mostra que mesmo tendo hábitos considerados saudáveis, pode acontecer uma falha no organismo, até por herança genética. Aqui estamos, como no exemplo anterior, numa exceção. Mas as exceções são ... exceções!

prato vegetariano
site de origem
Não é preciso chegar a esse ponto de desdenhar da alimentação. Alimentar-se é preciso, pois o corpo é nossa ferramenta enquanto estamos aqui. Mas o extremo oposto  fazer da vida apenas o comer e beber  também não é interessante, pois isso pode nos tirar desta vida antes da hora.

Lembre-se de que alimentação saudável não é comida sem tempero. Ao contrário, conheço pessoas que fazem uma alimentação até bem radical, sem carnes (vegetarianismo), e usam muito tempero. Usam alho, cebola, salsinha, salsão, endro-dill, pimenta (muita), orégano, manjericão, açafrão, coentro e outros temperos dos quais você provavelmente nunca ouviu falar, e que são deliciosos. Comida sem tempero é comida de hospital. Nem sei se os hospitais acertam em forçar seus pacientes a comer comida sem gosto ...

site de origem
Aliás, nós ocidentais usamos temperos de menos. No Oriente – Índia, por exemplo – temperos como pimenta são colocados até nas papinhas dos bebês.

Voltando à questão da saúde, nota-se que, para a ampla maioria das pessoas, há um círculo vicioso que se mantém pelos hábitos alimentares:

1) A pessoa come excesso de carnes (boi, porco, frango), adora comidas gordurosas, com muito sal, adora embutidos e tem pressão alta.

2) O médico recomenda mudança de hábitos. Mas, desconfiando que o paciente não mudará um milímetro, receita uma forte diurético e um vasodilatador para reduzir a pressão.

3) Esses remédios acabam atacando o estômago do paciente, estômago esse já combalido pela tralha que é obrigado a digerir diariamente. O médico receita um remédio para o estômago.

4) Esse remédio para o estômago causa uma forte irritação na pele do paciente. Pele essa já combalida pela quantidade de toxinas que passam por ela, uma tentativa do corpo de eliminar as porcarias ingeridas. Aliás, nossos cheiros corporais (bons ou ruins) são resultado direto de nossa alimentação. Pois bem, o cardiologista manda o paciente para um dermatologista, que receita uma pomada à base de cortisona.

site de origem
Ou seja, é uma cadeia de acontecimentos, desencadeada e reforçada sempre a pessoa se senta à mesa, ou num banquinho de bar. Se essa pessoa mudasse sua alimentação e reduzisse o consumo de  carnes e de álcool, a pressão provavelmente baixaria, dispensando TODOS os medicamentos.

Existe, sim, pressão alta provocada por nervosismo, ou até por herança genética. Mas tudo é agravado pelos maus hábitos pessoais. Atribui-se a Hipócrates, considerado o pai da medicina, a frase:

Que teu alimento seja teu único remédio.

Então, repetindo: em matéria de saúde, o que você faz, CONTA!

Postado por Beto Locatelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário