quinta-feira, 30 de outubro de 2014

O que melhor enriquece a residência moderna: arte figurativa ou abstrata?

mais obras de arte aqui
Inicialmente, é importante distinguir entre os conceitos de arte figurativa e arte abstrata.

A arte figurativa abrange os trabalhos artísticos nos quais identificamos elementos que integram a realidade concreta, no sentido físico dessa última palavra. É a arte que representa o dito mundo real. Uma escultura sobre o corpo humano seria um exemplo, haja vista que esse é algo que reconhecemos como parte da nossa realidade física. Nesse tipo de manifestação artística, os artistas procuram trabalhar formas, linhas e cores de forma direta com aquilo que se pretende representar.

A arte abstrata, por sua vez, abrange os trabalhos artísticos sem conexão com a realidade concreta. Nesse segundo tipo de manifestação artística, os artistas trabalham formas, linhas e cores de maneira livre, sem a preocupação ou o compromisso de reproduzir qualquer tipo de elemento físico. Nessa modalidade, as pessoas podem interpretar o trabalho artístico de distintas formas, eventualmente, sem concordância ou consenso quanto ao produto final.

Abaixo, apresentamos exemplos de pinturas enquadradas nos conceitos de arte figurativa e abstrata:

Arte Figurativa


A parte mais conhecida da pintura da Capela Sistina, de Michelangelo
site de origem da imagem

auto-retrato de Frida Calo

Sempre Juntos - Wladimir Kush
site de origem da imagem
Obras surrealistas como as de Wladimir Kush, Salvador Dali e outros são figurativas, pois elas apresentam objetos "retratados", mesmo que objetos imaginários.

Arte Abstrata


obra de Rubens Ianelli
site de origem da imagem

outra obra de Rubens Ianelli
site de origem da imagem

obra de Kandinski
site de origem da imagem

Retornemos à pergunta do título do presente post: o que melhor enriquece a residência moderna, seja essa uma casa ou um apartamento? Arte figurativa ou abstrata?

A pergunta anterior conduz a outra: o que seria mesmo uma residência moderna? Seria aquela onde residem os homens e mulheres de nossas cidades? Ou aquela construída com padrões arquitônicos atuais? Ou ainda, aquela com artefatos e aparelhos domésticos de última geração? Até as expressões mais singelas podem ter várias interpretações!

Para fins deste post, consideraremos residência moderna como sendo o ambiente onde residem as pessoas do nosso tempo, o qual pode ou não dispor de padrões arquitetônicos atuais e ter ou não dispositivos de última geração, ofertando, entretanto, os confortos básicos que caracterizam a sociedade moderna: água encanada, luz elétrica, telefone, televisão, geladeira, computador e outros dispositivos que qualificam, atualmente, um padrão de vida básico das pessoas.

A nosso ver - e temos certeza de que a maioria dos leitores concordará com esse ponto de vista - a melhor forma de arte a ser usada para enriquecer as nossas residências, não no sentido material, mas com o objetivo da busca de bem estar, é aquela que nos agrada. Algumas pessoas preferirão arte figurativa, outras, arte abstrata, e outras, como é o nosso caso, não terão uma preferência. Sem problema.

Acreditamos, finalizando, que trazer a boa arte ao ambiente doméstico é positivo, cria ambientes melhores para viver e, de quebra, estimula um mercado que tem grande potencial de agregar cultura e bem estar à humanidade.

Adendo

Nos dias atuais, temos que incluir a arte digital no universo das artes plásticas. Essa arte, figurativa ou abstrata, que utiliza ferramentas da informática, passou a fazer parte do nosso dia a dia. Aqui apresentamos alguns exemplos de arte digital criada pelo nosso colaborador Beto Locatelli:






Quais dessas o(a) leitor(a) mais aprecia?

Postado por Nica Brand

Nenhum comentário:

Postar um comentário