quinta-feira, 30 de outubro de 2014

O que melhor enriquece a residência moderna: arte figurativa ou abstrata?

mais obras de arte aqui
Inicialmente, é importante distinguir entre os conceitos de arte figurativa e arte abstrata.

A arte figurativa abrange os trabalhos artísticos nos quais identificamos elementos que integram a realidade concreta, no sentido físico dessa última palavra. É a arte que representa o dito mundo real. Uma escultura sobre o corpo humano seria um exemplo, haja vista que esse é algo que reconhecemos como parte da nossa realidade física. Nesse tipo de manifestação artística, os artistas procuram trabalhar formas, linhas e cores de forma direta com aquilo que se pretende representar.

sábado, 25 de outubro de 2014

Como consumir energia elétrica conscientemente e ajudando as finanças domésticas? Parte II/II

site de origem da imagem
O exemplo aqui apresentado, conforme prometido na primeira parte deste post, baseia-se no consumo de energia elétrica de uma família real, cujos dados originais foram modificados para fins deste texto, visando favorecer sua compreensão. Tal exemplo tem caráter meramente ilustrativo, sendo ideal cada família acompanhar e gerenciar as informações relativas à sua conta de energia.

EXEMPLO
VERIFICANDO EFEITO DE ECONOMIAS NA CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA


Seja a tabela com a evolução do consumo de energia elétrica de uma família que reside em uma das capitais de Estado da Região Sudeste, no período out/2013 a set/2014:

domingo, 19 de outubro de 2014

Como consumir energia elétrica conscientemente e ajudando as finanças domésticas? (Parte I / II)

site de origem da imagem
Considere-se, inicialmente, o conceito mais amplo de energia: é a capacidade de realizar trabalho. Inicialmente, os seres humanos utilizaram a força de seus músculos e a tração animal, bem como a força da água e dos ventos para realizar trabalho; antes da indústria, a humanidade contava apenas com essas fontes de energia para suas atividades.
A partir do século XVIII, com o advento da Revolução Industrial, passou-se a queimar carvão visando as máquinas a vapor, inventadas em 1763, bem como para a fusão do ferro. De lá para cá, a evolução tecnológica tornou o uso da energia imprescindível, em múltiplas aplicações cotidianas ou especiais.
A energia elétrica tem seu histórico específico. Na Antiguidade, o físico e filósofo grego Tales de Mileto (623 a 624 ac - 556 a 558 ac), ao esfregar um pedaço de âmbar (tipo de resina vegetal) em um pedaço de lã, observou que esse passava a atrair objetos leves, identificando um fenômeno elétrico.
Considerável tempo após o evento citado, cientistas e inventores pesquisaram intensamente a energia elétrica, criando utilidades diversas. São exemplos: Alexandre Volta (1745 - 1827), que criou a pilha elétrica; Michael Faraday (1791 - 1867), que desenvolveu diversos estudos sobre eletricidade e magnetismo, os quais contribuíram em grande medida para a criação de geradores e transformadores elétricos; Thomas Edison (1847 - 1931), que criou a lâmpada incandescente, além de ter desenvolvido diversos projetos envolvendo energia elétrica; e, Benjamin Franklin (1706 - 1790), que criou o para-raios.
Presentemente, a energia elétrica é indispensável à vida moderna e seu provimento à sociedade constitui-se em um dos itens de maior relevo da pauta dos governos e dos países. Ela é indispensável a um amplo conjunto de usos, tais como:

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Como consumir água conscientemente e ajudando as finanças domésticas? (Parte II / II)

site de origem da imagem
Conforme antecipado na parte I deste post, apresentamos, a seguir, dois exemplos de consumo doméstico de água, abrangendo, respectivamente, um vazamento prejudicial à conta de água e esgoto de uma família, bem como a ilustração prática de como essa família pode economizar água para melhorar o orçamento e a poupança doméstica.

Seja a tabela com a evolução do consumo de água de uma família que reside em uma das capitais de Estado da Região Sudeste, constituída por quatro pessoas, residentes em uma casa com quatro quartos, no período out/2013 a set/2014:

terça-feira, 7 de outubro de 2014

O que você acha da ufologia?

Ufologia é o estudo dos objetos voadores não identificados (OVNIs, em português, UFOs em inglês).

Famosa foto de OVNI feita em 1957 no Novo México (EUA)
pela enfermeira Ella Louise Fortune
site de origem da imagem
Os primeiros relatos de fenômenos atmosféricos desconhecidos (não identificados) são de séculos atrás, registrados em várias tradições e culturas. Até o navegador Cristóvão Colombo relata ter testemunhado, junto com seus homens, luzes estranhas saindo da água e voando pelos céus.

Várias etnias indígenas das Américas relatam encontros com OVNIs e até com "deuses" vindos do céu. Os índios kayapós, por exemplo, contam que, no passado, seu povo conviveu com Bep-Kororoti, um "deus" que veio do céu numa "canoa voadora", e que portava um bordão "mágico" que podia derrubar árvores ou destroçar pedras enormes. Podemos até duvidar da natureza dessas lendas. Pode ser que sejam apenas fruto da imaginação fértil dos índios. Mas que é curioso, é.

sábado, 4 de outubro de 2014

Como consumir água conscientemente e ajudando as finanças domésticas? (Parte I / II)

site de origem da imagem
hidrologia é a ciência que estuda a água no Planeta Terra e acima de sua superfície, seus estados – sólido, líquido e gasoso – e a transição entre os mesmos, a qualidade, a quantidade e outros aspectos.

A água, por sua vez, é o constituinte inorgânico mais abundante nos seres vivos: no homem, representa cerca de 60% do seu peso; nas plantas, pode atingir 90%. Ademais, ela tem um papel fundamental de consumo em atividades humanas, com variados usos, tais como:

  1. Abastecimento público.
  1. Abastecimento industrial.
  1. Atividades agrícolas.
  1. Preservação da fauna e flora.
  1. Criação de espécies destinadas à alimentação humana.
  1. Geração de energia elétrica.
  1. Navegação.
  1. Recreação (natação, mergulho, esqui aquático e outras atividades).