segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Você já fez tutoriais da internet?

Créditos da imagem: jscreationzs
A mídia de todas as mídias, a internet, mudou radicalmente o conceito de educação à distância.

Site de origem da imagem
Nas décadas de 1950 até 1970 havia cursos à distância anunciados em revistas e gibis. Nesses cursos, as apostilas eram mandadas pelo correio, junto com provas escritas, que deveriam ser remetidas de volta, para correção. O certificado de conclusão vinha ao final, também pelos correios.

Eram, em geral, cursos técnicos. As entidades que mantinham esses cursos – como o Instituto Monitor – foram pioneiras no chamado ensino à distância.

Hoje, a internet facilita o fortalecimento do Instituto Monitor e de outras instituições similares. Mas a web vai mais além. Em sua total falta de formalismos e academicismos, a internet permite a qualquer pessoa tornar-se um pólo de ensino à distância.

Veja-se, por exemplo, o YouTube. Esse  enorme manancial de vídeos, hoje sob administração do Google, abriga uma imensa biblioteca de tutoriais dos mais variados assuntos. E para disponibilizar uma aula ou tutorial, não é necessário possuir uma escola ou instituto. Basta ter uma conta gratuita do gmail (o sistema de emails do Google) e você pode ter seu canal no Youtube.

Ao abrir um canal do Youtube, você pode optar por ter anúncios publicitários nele, que lhe rendem um retorno financeiro. Esse retorno pode ser pequeno ou pode ser bem significativo. Depende da audiência que você conquistar. Detalhe: o YouTube permite, inclusive, que o canal tenha programas AO VIVO! 

Créditos da imagem: cooldesign
Seu canal no YouTube o torna concorrente direto das grandes redes de TV aberta. Ok, um pequeno concorrente. Mas a somatória de milhões, de centenas de milhões de pequenos concorrentes resultam num declínio da audiência das TVs abertas. Não é à toa que os donos dessas TVs estejam reclamando e exigindo do governo federal que impeça a entrada do Google no setor audiovisual. Hã? Impedir, como? Não há como. E, além do mais, até onde eu sei capitalismo é concorrência. É absurdo que as TVs abertas exijam proteção ao "seu" mercado.

O YouTube planeja instituir canais pagos, como se fosse um serviço de TV a cabo pela internet.

Mas, voltando ao assunto, vejamos alguns exemplos interessantes de tutoriais e aulas que podemos encontrar na web:

http://www.eduk.com.br/

eduK – Uma escola de ensino à distância que "...nasceu da crença de que a educação pode transformar qualquer pessoa num vencedor. Com esforço e dedicação todos são capazes de se reinventar: aprender uma coisa nova, conquistar uma nova profissão ou até abrir o seu próprio negócio.

Os fundadores, Dudu e Robinho, como o time gosta de chamá-los, idealizaram uma instituição de ensino que possibilitasse a todos a chance de se desenvolverem profissionalmente com toda a conveniência que uma plataforma online oferece."

No eduK você encontra cursos de fotografia, moda, design, gastronomia e muitos outros.

http://www.institutomonitor.com.br/
 Como diz o logo, desde 1939 o Instituto Monitor trabalha com ensino à distância. É pioneiro, tendo nascido muito antes de o ser humano sequer sonhar com uma rede mundial de computadores.
O Monitor tem uma infinidade de cursos, de chaveiro a curso supletivo, passando por vários de eletrônica, contabilidade, secretariado etc.
http://www.littlewebhut.com/
Aqui estamos falando de um site pessoal, de um usuário que prefere se manter anônimo. Ele tem seu canal no YouTube exclusivamente dedicado à Educação. Seus tutoriais são sobre softwares livres (opensource) além das aulas sobre HTML, JavaScript e CSS. O canal deste usuário no youtube é o tutor4u.
Os tutoriais do LittleWebHut são bem claros e didáticos. Todos em inglês. Aproveito para falar muito seriamente com você, leitor(a): como diz a letra de uma música antiga, você precisa aprender inglês. Ao aprender inglês, uma gigantesca massa de tutoriais se revela diante de seus neurônios. Há, sim, conteúdo bom em português, mas é muito pouco se comparado ao IMENSO acervo em inglês que a internet disponibiliza. Cito, por exemplo, os tutoriais referentes ao software de computação gráfica Blender. Encontra-se tutoriais do Blender produzidos por internautas franceses, indianos, brasileiros, alemães, italianos, etc, etc. TODOS EM INGLÊS. Então, vamos lá aprender o idioma que se tornou o idioma da internet. Aliás, há excelentes cursos de inglês na web. Há, inclusive, professores que dão aulas particulares de inglês pelo Skype.
Ao citar o Skype, lembrei-me de dizer que esse comunicador instantâneo, hoje administrado pela Microsoft, é usado para dar aulas, cursos, consultorias, consultas, etc, por cada vez maior número de profissionais.
O assunto deste post é muito vasto. Preciso mencionar que o YouTube não é a única ferramenta para disponibilizar tutoriais na internet. Seu mais próximo concorrente é o Vimeo, que tem vídeos de excelente qualidade. O Vimeo tem opção básica de filiação (gratuita), a intermediária e a profissional.
Para finalizar, e para ampliar os horizontes do(a) leitor(a), deixo-os com dois vídeos que nos mostram como são amplas as possibilidades educacionais da internet. O primeiro é uma aula de como fazer uma composteira doméstica. O segundo, é de um pianista nos ensinando como criar músicas ao estilo de Philip Glass.



Postado por Beto Locatelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário