![]() |
Imagem: Ambro - Stock Photo - image ID: 10088057 |
Nos dias de hoje, para todo lado que olhamos, vemos pessoas usando seus smartphones, que são um misto de computador, telefone e videogame. No escritório ou em casa, essas mesmas pessoas estão usando, muitas vezes, notebooks, pois diz-se que os computadores de mesa (desktop) estão ultrapassados (será?), que estamos na era dos notebooks, netbooks e smartphones.
A questão é que esses aparelhos acabam fazendo com que o usuário se curve sobre eles, isto é, curve sua coluna. Isso pode ser muito prejudicial à coluna e também à saúde em geral. A coluna curva predispõe a dolorosos desvios, quando uma vértebra é forçada para fora. Além disso, o corpo curvo dificulta a respiração, reduzindo a oxigenação do corpo. Até o estômago acaba sendo pressionado. Pode haver até tendência a expansão abdominal (êpa!).
Sugerimos que o(a) leitor(a) comece a prestar mais atenção em sua coluna, se olhe no espelho lateralmente, e adote uma postura mais ereta, seja no notebook ou no smartphone.
Pode ser interessante se inscrever em aulas de Yôga, Pilates, alongamento e exercícios que incluam a retroflexão da coluna, isto é, o movimento de curvar-se para trás, compensando assim a posição habitual diante do seu aparelho. Consulte um profissional qualificado para saber o que é mais indicado pra você.
![]() |
Imagem: Ambro - Stock Photo - image ID: 10043593 |
A verdade é que tão cedo não abandonaremos nossos queridos smartphones, notebooks, tablets e netbooks. Então, a solução é sabermos interagir de maneira inteligente com eles, sem prejudicar nossa saúde.
Postado por Beto Locatelli
Postado por Beto Locatelli
Nenhum comentário:
Postar um comentário