O fim do Orkut: a vitória do impermanente
O Orkut, uma das primeiras comunidades mundiais surgidas na internet, vai acabar no dia 30 de setembro próximo.
Surgido em 2004 pelas mãos de Orkut Büyükkökten, engenheiro turco do Google, o Orkut se notabilizou pelos fóruns, que reuniam pessoas para debater, dia após dia, temas como comportamento, sexualidade, arte, entre outros centenas de milhares de assuntos.
Podia-se encontrar comunidades até mesmo exóticas, como "eu odeio Comic Sans". Ora, Comic Sans é apenas um formato de letra. Essa fonte (tipo de letra) é considerada kitsch pela maioria dos designers gráficos. Muitos deles, então, se juntavam às comunidades anti-Comic-Sans para execrar a tal fonte e debater assuntos ligados ao design gráfico.
Podia-se encontrar comunidades até mesmo exóticas, como "eu odeio Comic Sans". Ora, Comic Sans é apenas um formato de letra. Essa fonte (tipo de letra) é considerada kitsch pela maioria dos designers gráficos. Muitos deles, então, se juntavam às comunidades anti-Comic-Sans para execrar a tal fonte e debater assuntos ligados ao design gráfico.
O Orkut foi a rede essencialmente sustentada pelos brasileiros, com 50,6%, seguidos pelos indianos (20,44%) e com os EUA em terceiro (17,78%).
O ponto forte do Orkut estava nas comunidades. Havia comunidades abrangentes, como as de moda, com milhares e milhares de membros. E aquelas dedicadas a artistas famosos. Fazendo uma busca, por exemplo, pela banda U2, chega-se a centenas de comunidades, as maiores com 200 mil membros ou mais, e as menores com 10 ou 20 pessoas participantes. Cada comunidade podia abrir seus fóruns. E cada fórum comportava postagens de seus membros, réplicas, tréplicas.
Os motivos da extinção
Oficialmente, o motivo do encerramento do Orkut é o crescimento de outros produtos do Google. Como diz a nota oficial: "YouTube, Blogger e Google+ decolaram, com comunidades surgindo em todos os cantos do mundo. O crescimento dessas comunidades ultrapassou o do Orkut."
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Sim, YouTube e Blogger (sistema para publicar blogs) estão crescendo muito. Provavelmente o Brasil é um dos países em que essas duas ferramentas mais crescem. Quanto ao Google+, ele não está crescendo tanto assim. Aliás, é provável que o Google acabe desistindo dele, pois ele não decolou.
O Google não cita mas, obviamente, um dos fatores que pesou muito na decisão de encerrar o Orkut foi o fato de que os usuários no Brasil e EUA migraram em peso para o Facebook. Provavelmente os indianos também migraram. Isso esvaziou o Orkut.
E por que houve a migração para o Facebook? Basicamente por ser uma rede com uma proposta mais leve, na qual fica natural fotografar o prato pedido no restaurante e remeter por smarthphone para sua conta. O Orkut não comportava isso. Por outro lado, os debates no Facebook são geralmente menos intensos, pois nessa rede não existem os fóruns. A própria formatação do "Face" é direcionada para os eventos pessoais e não para embates ideológicos, futebolísticos ou religiosos. Acontece que a maioria das pessoas já tem um nível de exigência muito grande no trabalho e, por isso, prefere uma rede que tenda mais para um clima leve e descontraído.
A vitória do Facebook sobre o Orkut é a vitória do impermanente, do diário pessoal no qual escrevemos uma página hoje que será jogada fora amanhã para dar lugar a outra página diária. A página de alguns dias atrás provavelmente nunca mais será lida por ninguém. A foto da mesa do restaurante perderá todo o sentido na manhã do dia seguinte, pois haverá a foto da mesa do café da manhã. É o momento fugaz.
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siliconrepublic.com |
Com o fim do Orkut, os usuários que gostam de encontrar sua tribo e debater têm espaço dos blogs. O dado apontado no comunicado do Google sobre o crescimento da ferramenta Blogger é real. No Brasil, esse crescimento foi enorme, e pode-se encontrar blogs sobre praticamente qualquer assunto. Além da ferramenta Blogger, há o sistema Wordpress, que também está experimentando uma expansão significativa. E há até mesmo redes sociais não empresariais, como a Diáspora, que é opensource, ou seja, gerida pela própria comunidade, ao invés de ter proprietários, como o Facebook.
O Orkut reuniu milhões para os debates. Esse debate continua nos blogs, no YouTube e, em menor escala (bem menor mesmo) no Facebook.
links:
Petição online para que o Google não extingua o Orkut:
Orkut na Wikipedia:
Indianos amam o Orkut (em inglếs):
http://blogs.wsj.com/indiarealtime/2014/07/01/india-bids-farewell-to-its-beloved-orkut/
Postado por Beto Locatelli
Postado por Beto Locatelli
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