domingo, 21 de dezembro de 2014

Feliz Natal e um maravilhoso Ano Novo!...


Prezados internautas

O site Os Espertos entrará em férias, mas férias curtas. Estaremos de volta já na primeira semana de 2015.

Desejamos a todos um Feliz Natal e um 2015 cheio de amor, saúde e ainda mais prosperidade!

Os Espertos


domingo, 14 de dezembro de 2014

Como aumentar a relação benefício-custo nas aquisições domésticas?

créditos: nuttakit
A resposta à pergunta acima é: planejamento. Ilustraremos o ponto por meio de um exemplo sobre molduras para obras de arte.

Recentemente, tivemos duas experiências que consideramos negativas e, ao mesmo tempo, positivas, com a emolduração de algumas belas gravuras destinadas à decoração de nossa nova residência. Por que negativas? Por que não tivemos satisfação com o trabalho de molduraria, considerando que gastamos um bom dinheiro com o mesmo. E por que positivas? Ocorre que elas nos inspiraram a escrever esse post, sobre um assunto trivial, mas nem tanto e que tem a ver com planejamento prévio.

Em nossa primeira experiência supracitada, levamos quatro gravuras a uma molduraria a caminho do nosso trabalho e contratamos as molduras. Semanas se passaram e agora, percebemos que as molduras brancas de duas gravuras penduradas na copa já não estão mais tão brancas assim. E não adianta limpar o material que, provavelmente poroso, se tornou branco amarelado. No caso de outras duas gravuras emolduradas em material laqueado branco, não poroso, isso não aconteceu.

domingo, 7 de dezembro de 2014

Como é a agricultura no sistema de agrofloresta?

Um dos maiores inimigos do ser humano é a paralisia de paradigma, como abordamos neste artigo.

A frase acima vale para todas as atividades humanas. Muitas vezes comunidades inteiras, ou até mesmo países, se tornam presas de um paradigma ultrapassado, e acabam prejudicados por isso.

site de origem
Quando falamos em agricultura, o paradigma corrente é de que, para termos uma atividade agrícola lucrativa, é preciso pôr abaixo a mata nativa, revirar a terra com máquinas pesadas, fazer queimadas, jogar defensivos agrícolas (que nada mais são do que venenos) e outros procedimentos considerados necessários para a produção agrícola.

Mas será que essa é a única forma de produzir alimento? O pesquisador e agricultor Ernst Götsch nos mostra que não, que há uma outra maneira, que pode ser até mais lucrativa.