segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Como é o ecossistema das composteiras domésticas?

Reproduzo aqui um texto que postei no Comunidade Composta São Paulo, no Facebook:

Minha composteira-padrão foi recebida durante a oficina com o pessoal do Morada da Floresta, oferecida pela Prefeitura de São Paulo. Eu jamais poderia imaginar que ali, naqueles três andares, tanta coisa iria acontecer.
site de origem
Ao usar folhas secas para a cobertura, acabei introduzindo um daqueles crustáceos de jardim (acho que um Porcellio scaber). Eles são descendentes dos trilobites, animais que dominaram o planeta há cerca de 400 milhões de anos. Esses bichinhos se alimentam de restos que encontram pelo caminho. Interessante, não? Um animal de linhagem tão antiga, de origem marinha, se encontra com as minhocas californianas que, como toda minhoca, também têm origem no mar. Bons tempos aqueles, 400 milhões de anos atrás.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Os tablets caminham para a extinção?

Créditos: Ambro
No final do ano passado este blogueiro se aventurou pelo formigueiro humano que é a região da rua Santa Efigênia, conhecido centro de comércio eletrônico da cidade de São Paulo. Eu estava interessado em adquirir um tablet, mas também em pesquisar preços de notebooks e netbooks.

Constatei que houve uma reviravolta na preferência dos consumidores, de uns anos para cá:

1) Os netbooks praticamente desapareceram. A função do netbook, de ser ultraportátil e se conectar facilmente à internet, foi totalmente encampada pelos tablets e smartphones, de um lado, e pelos notebooks, de outro.

2) Os tablets, por sua vez, perderam espaço para os smartphones, por estes caberem na palma da mão dos usuários e o tablet, não.

3) Já os notebooks estão tentando se reinventar, para fazer frente à concorrência feroz dos smartphones, que ganham disparado a preferência da ampla massa de consumidores.

sábado, 3 de janeiro de 2015

Afinal, a escola deve dar educação ou apenas conhecimento?

site de origem
"Esta Escola transmite conhecimentos. As crianças devem vir educadas de casa."

Estes dizeres foram colocados num cartaz na fachada de uma escola brasileira. O fato gerou uma saudável polêmica e um necessário debate. Afinal, qual é o papel dos professores? E dos pais? O Ministério da Educação deveria mudar seu nome para Ministério do Ensino?

Uma amiga nissei me relatou que, no Japão, há algumas décadas, era costume as crianças fazerem a limpeza da sala de aula uma vez por mês. Era considerado educativo que, regularmente, as crianças fossem à escola com vassouras e baldes em punho, para reforçar a ideia de que aquela sala era delas. Por isso, se uma criança desavisada começasse a rabiscar a carteira, seria alertada pelo coleguinha do lado para não fazer aquilo, pois seria difícil de limpar. Está claro que este procedimento  tem, por trás, a visão da Educação escolar, para além da simples transmissão de conhecimentos.