Por um lado, temos aqueles que acham que ao Estado cabe prover TUDO, e ao cidadão cabe apenas esperar sentado que o Estado tenha capacidade para prover tudo. Explico: há uma "teoria" de que nós deveríamos todos jogar lixo na rua, despreocupadamente, pois cabe ao Estado manter a limpeza. Não deveríamos, por esse ponto de vista, separar o lixo para reciclagem, pois o Estado é que tem que resolver o grave problema dos lixões. Deveríamos abolir os métodos contraceptivos e termos muitos filhos, e o Estado que se vire para dar casa, comida e roupa lavada a todo mundo.
Por outro lado, temos aqueles que são a favor de que o Estado não dê NADA. O presidente da Nestlé, por exemplo, deu uma declaração dizendo que o acesso à água não deveria ser um direito humano, e que a água do planeta deveria ser toda privatizada. Por esse ponto de vista, é como se não houvesse Estado. O cidadão que se vire para ter acesso à saúde, Educação, segurança, transporte etc. Nos EUA há uma forte resistência contra a proposta do Presidente Obama de que o Estado dê tratamento de saúde gratuito para os mais pobres. O argumento é de que acesso a tratamento de saúde é para quem tem dinheiro. Quem não tem, que se vire com chazinhos.
![]() |
site de origem |
Para formarmos uma opinião sobre essa questão, precisamos nos lembrar de alguns dados básicos:
1) O ser humano é uma espécie gregária. Nossos ancestrais já andavam em bandos há milhares de anos atrás. Por isso, não é viável que nós vivamos isolados como ilhas, cada um lutando para sobreviver sem a ajuda do outro. Não é assim que espécies gregárias se comportam.